O colesterol é um tipo de gordura que é fundamental para o bom funcionamento do organismo. No entanto, ter os níveis de colesterol alto no sangue nem sempre é bom e pode até causar um aumento do risco de problemas cardiovasculares, como infarto ou AVC.
Para entender se o colesterol alto é mau ou se não representa um problema, é necessário interpretar corretamente o exame de sangue, pois existem 3 valores que devem ser bem avaliados:
Colesterol total: este valor indica a quantidade total de colesterol no sangue, ou seja, a quantidade de colesterol HDL + LDL + VLDL;
Colesterol HDL: é conhecido como o tipo "bom" de colesterol, pois está ligado a uma proteína que o transporta do sangue para o fígado, onde é eliminado nas fezes, caso esteja em excesso;
Colesterol LDL: é o popular colesterol "ruim", que está ligado a uma proteína que o transporta do fígado para as células e veias, onde acaba se acumulando e pode causar problemas cardiovasculares.
Dessa forma, se o colesterol total estiver elevado, mas os níveis de colesterol HDL forem superiores aos valores de referência recomendados, normalmente não indica grande risco de doenças, já que o excesso de colesterol será eliminado pelo fígado. Porém, se o colesterol total estiver alto, mas isso acontecer por presença de um valor de LDL superior aos valores de referência, o colesterol em excesso será armazenado nas células e veias, em vez de ser eliminado, aumentando o risco de problemas cardiovasculares.
De forma resumida, quanto maior o valor de HDL e menor o valor de LDL, menor será o risco de ter um problema cardiovascular.
Comments