top of page
workaholic-hand-typing-keyboard-dark-late-night-with-computer (1).jpg

Blog

Fique por dentro das notícias

7 remédios caseiros para estresse (e como fazer)



Alguns remédios caseiros para estresse, como o xarope de maracujá e erva limeira, o chá de erva-cidreira ou o banho aromático, possuem propriedades calmantes e relaxantes permitindo a pessoa ficar mais calma, serena e tranquila.


O estresse geralmente é causado por situações como pressão no trabalho, luto, perda do emprego ou término de um relacionamento, por exemplo, aumentando a liberação de cortisol no corpo, provocando tensão no corpo e estado de alerta constante.


Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os remédios naturais para estresse são uma boa opção para ajudar a combater o estresse e complementar o tratamento médico.


7 remédios caseiros para estresse


Alguns remédios caseiros para estresse são:


1. Xarope da maracujá e erva limeira


Um bom remédio natural para estresse é tomar o xarope preparado a partir de folhas de maracujá e de erva limeira pois estas plantas medicinais possuem propriedades calmantes e tranquilizantes.


Ingredientes


  • 4 colheres (de sopa) de erva limeira;

  • 3 folhas de maracujá;

  • 1 xícara de mel de laranjeira.


​​Modo de preparo


Amassar muito bem as folhas de erva limeira e as de maracujá e depois cobri-las com o mel. Deixar descansar por 12 horas e depois coar.


Manter este xarope bem fechado e guardado ao abrigo da luz. Uma boa dica é colocar este xarope num vidro de maionese vazio, limpo e seco.


É recomendado tomar de 3 a 4 colheres desse xarope por dia, enquanto durarem os sintomas de estresse.

Este xarope não deve ser usado por mulheres grávidas ou por pessoas com pressão baixa.


2. Suco de maçã, Kiwi e hortelã


Um excelente remédio natural para estresse após um dia cansativo é tomar um suco nutritivo e energizante feito com maçã, kiwi e hortelã.


Ingredientes


  • 1 maçã com casca;

  • 1 kiwi descascado;

  • 1 punhado de hortelã.


Modo de preparo


Passar todos os ingredientes pela centrífuga e tomar o suco a seguir. Se preferir, adicionar gelo e adoçar a gosto.

Tomar um banho morno num dia frio ou um banho fresco num dia de muito calor também é uma boa forma de conseguir relaxar um pouco. 


3. Chá preto


Um ótimo remédio caseiro para estresse é tomar diariamente o chá preto do tipo Camellia sinensis, que se encontra em lojas de produtos naturais.


O chá preto auxilia na redução da taxa de cortisol na corrente sanguínea, sendo muito útil no combate ao estresse e à ansiedade, e quando consumido de forma regular pode ainda contribuir para a prevenção da doença de Parkinson.


Ingredientes


  • 1 sachê de chá preto;

  • 1 xícara de água fervente.


Modo de preparo


Adicionar o sachê do chá preto à água fervente, tampar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Retirar o sachê, adoçar com uma quantidade mínima de açúcar e beber a seguir. Recomenda-se tomar 2 xícaras por dia, mas como o chá preto é estimulante, é aconselhado que a 2ª xícara do dia seja tomada até as 17 horas, para que o seu efeito estimulante não atrapalhe o sono.


4. Banho aromático


Um excelente tratamento caseiro para diminuir o estresse é o banho de sal marinho e óleos essenciais.


Ingredientes


  • 225 g de sal marinho;

  • 125 g de bicarbonato de sódio;

  • 30 gotas de óleo essencial de sândalo;

  • 10 gotas de óleo essencial de alfazema;

  • 10 gotas de óleo essencial de sálvia-esclareia.


Modo de preparo


Misturar o sal marinho com o bicarbonato de sódio, posteriormente adicionar os óleos essenciais e guardar a mistura em um recipiente tampado por algumas horas.


O próximo passo é dissolver de 4 a 8 colheres da mistura na banheira com água quente. Mergulhar na banheira e permanecer no banho de 20 a 30 minutos.


Os componentes utilizados neste tratamento caseiro além de fazerem uma mistura muito perfumada e aromática para o banho, possuem propriedades calmante e relaxante que atuam contra qualquer tensão nervosa como stress, ansiedade e fobias.


Pode-se tomar banho com essa mistura de sais pelo menos 2 vezes por semana e promover o  bem-estar físico e mental.


5. Suco de alfafa


O suco de alfafa é um excelente remédio caseiro para diminuir o estresse, porque tem potente ação calmante que ajuda e evitar estados de ansiedade e relaxa os músculos.


Ingredientes


  • 1 punhado de alfafa;

  • 4 folhas de alface;

  • 1 cenoura ralada;

  • 1 litro de água.


Modo de preparo


Lavar bem todos os ingredientes, ralar a cenoura e adicionar tudo no liquidificador juntamente com a água. Bater bem e beber 1 copo do suco de alfafa diariamente.

Outras ervas, que também podem ser usadas como calmante, são a camomila ou a alfazema que podem ser ingeridas em forma de chá ou usadas em aromaterapia para aliviar o estresse, o nervosismo e a ansiedade.


6. Chá de erva-cidreira


O chá de erva-cidreira, feito com a planta medicinal Melissa officinallis, é rico em ácido rosmarínico que age aumentando a atividade de neurotransmissores no cérebro, como o GABA, que contribui para a sensação de relaxamento do corpo.


Assim, esse chá pode ajudar a aliviar o estresse, nervosismo e ansiedade, e melhorar a qualidade do sono.


Ingredientes


  • 1 colher (de sopa) de folhas de erva-cidreira;

  • 1 xícara de água fervente.


Modo de preparo


Adicionar as folhas de erva-cidreira na água fervente, tampar e deixar repousar por alguns minutos. A seguir, coar e beber de 1 xícara deste chá antes de dormir.


O chá de erva-cidreira não deve ser consumido por pessoas que utilizam medicamentos para dormir, pois podem ter seus efeitos sedativos somados e causar sonolência excessiva. 


Além disso, a erva cidreira também pode interferir no efeito de remédios para tireoide, devendo ser feito apenas com orientação do médico, nesses casos. 


No caso de mulheres grávidas ou em amamentação, deve-se consultar o obstetra antes de consumir a erva-cidreira.


7. Óleo essencial de lavanda


O óleo essencial de lavanda tem propriedades sedativas e calmantes que podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, podendo ser usado na aromaterapia.

Além disso, esse óleo tem ação relaxante que pode ajudar a reduzir a insônia causada pelo estresse e ajuda a dormir melhor.


Modo de preparo


Para fazer a aromaterapia com o óleo essencial de lavanda, deve-se inspirar profundamente o aroma do óleo essencial diretamente do frasco, segurando o ar nos pulmões por cerca de 2 a 3 segundos, antes de expirar.


Repetir a inalação de 3 a 7 vezes, várias vezes por dia.


O óleo essencial de lavanda não deve ser usado primeiro trimestre da gestação, uma vez que não existem estudos suficientes que comprovem sua segurança nessa fase.


Fonte: TuaSaude


Priorize a sua saúde e invista no seu bem-estar. Continue acompanhado nosso blog ou entre em contato para mais informações.

Comments


bottom of page