top of page
workaholic-hand-typing-keyboard-dark-late-night-with-computer (1).jpg

Blog

Fique por dentro das notícias

Ultrassonografia: o que é ultrassom e como funciona o exame



O ultrassom é um método de imagem médica não invasivo que utiliza ondas sonoras para criar imagens do interior do corpo.


Essas ondas sonoras têm uma frequência mais alta do que aquelas audíveis pelo ouvido humano, daí o termo "ultrassom", elas são emitidas por um transdutor, que também atua como um receptor para as ondas refletidas.


Como o exame funciona:

  • Preparação do Paciente: Antes do exame, o paciente pode ser instruído a se vestir com uma roupa apropriada e, em alguns casos, a evitar alimentos que possam causar gases, dependendo da área a ser examinada.

  • Aplicação do Gel: Um gel é aplicado na pele na área a ser examinada. Esse gel ajuda a garantir que não haja bolhas de ar entre o transdutor e a pele, o que facilitaria a transmissão das ondas sonoras.

  • Movimento do Transdutor: O transdutor é movido sobre a pele na região a ser examinada. Ele emite pulsos de ondas sonoras que penetram nos tecidos do corpo. Quando essas ondas encontram diferentes tipos de tecidos ou estruturas, parte delas é refletida de volta para o transdutor.

  • Criação de Imagens: O computador converte os sinais recebidos em imagens em tempo real no monitor. As imagens podem ser visualizadas imediatamente pelo médico ou técnico em ultrassonografia.

  • Avaliação em Tempo Real: O exame de ultrassom permite uma avaliação em tempo real da estrutura e função dos órgãos. Isso é particularmente útil para observar o movimento de órgãos internos, como o coração ou para monitorar o desenvolvimento de um feto durante a gravidez.

Aplicações da Ultrassonografia:

  • Obstetrícia: Avaliação do desenvolvimento fetal durante a gravidez.

  • Abdômen: Visualização de órgãos como fígado, rins e vesícula biliar.

  • Tireoide: Avaliação de nódulos ou alterações na glândula tireoide.

  • Mama: Auxílio na detecção de anomalias mamárias.

  • Cardiologia: Avaliação do funcionamento do coração e vasos sanguíneos.

A ultrassonografia é segura, não envolve radiação ionizante e é amplamente utilizada em diversas especialidades médicas para diagnóstico e acompanhamento de condições de saúde.


No Laboratório Cidadão, estamos comprometidos em fornecer as informações necessárias para tornar essa experiência o mais tranquila possível.


Lembre-se de que estamos aqui para responder a quaisquer perguntas que você possa ter e para garantir que você esteja bem preparado para seus exames, entre em contato conosco!


Cuide da sua saúde, siga nossas orientações e esteja no caminho certo para resultados confiáveis e uma vida saudável.


Autor: Laboratório Cidadão por WMB Marketing Digital

Opmerkingen


bottom of page