top of page
workaholic-hand-typing-keyboard-dark-late-night-with-computer (1).jpg

Blog

Fique por dentro das notícias

Prevenção: saiba a importância do exame Papanicolau



A saúde da mulher é um comprometimento com a vida e a igualdade. Todas merecem os cuidados respeitosos e abrangentes, apoio emocional e acesso a informações para tomar decisões informadas sobre sua saúde, muito além do aspecto físico.


O Exame Papanicolau fica em destaque, pois é uma análise laboratorial importantíssima para a detecção precoce do câncer do colo de útero e de outras mudanças nas células cervicais que podem levar ao tumor.


O que é o exame Papanicolau?


O exame Papanicolau, também conhecido como “exame de prevenção” ou "Pap", foi desenvolvido por um médico chamado George Papanicolau na década de 1940 e é amplamente utilizado em todo o mundo.


Basicamente, o exame consiste na coleta de células do colo do útero da mulher para posterior análise em laboratório. O procedimento é, em sua maioria, indolor e bem rápido.



Quando devo fazer o exame Papanicolau?


A frequência recomendada para fazer o exame Papanicolau pode variar de acordo com a idade, com o histórico médico e outros fatores de risco.


Dito isso, é comum as mulheres começarem a fazer o exame após o início da vida sexual, e depois, seguirem um cronograma de triagem regular conforme a orientação médica.


Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), inicialmente, o exame deve ser feito uma vez por ano. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.


Outubro Rosa e o câncer nas mulheres


Ainda de acordo com o Inca, o câncer mais comum entre as mulheres é o câncer de mama (29,7%), seguido dos de colo do útero (7,5%), ovário (3%) e corpo do útero (2,9%).


Embora o foco principal do mês de outubro seja o câncer de mama, o Papanicolau também serve como uma oportunidade para promover a saúde em geral das mulheres.

Se você deseja reservar um tempo para cuidar de si mesma, clique aqui e agende o seu exame!


Autor: Laboratório Cidadão / WMB Marketing Digital




Commentaires


bottom of page