top of page
workaholic-hand-typing-keyboard-dark-late-night-with-computer (1).jpg

Blog

Fique por dentro das notícias

Para a melhor idade: conheça os principais exames de rotina para idosos

Check-up regulares ajudam na detecção precoce de doenças e tratamento preventivo



O envelhecimento da população já é uma realidade. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2012 a 2021, o contingente de idosos residentes no Brasil aumentou 39,8%. Até 2021, havia 31,23 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.


Dessa população, 69,3% sofrem de pelo menos uma doença crônica. Dentre elas, estão a hipertensão, dores na coluna, artrite e diabetes. Os dados são do Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos Brasileiros (Elsi).


As informações apontam para a importância de cuidados preventivos à saúde dos idosos. Para Gisele Abud, médica e diretora-Técnica da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h Zona Leste, em Santos, os exames de rotina são fundamentais.


“Se você tem hipertensão e consegue controlar os níveis da pressão porque faz acompanhamento médico rotineiro, você está evitando que aconteça, por exemplo, um AVC hemorrágico. Se é diabético e cuida da sua saúde continuamente, evita o desenvolvimento de outras doenças decorrentes da diabetes, como a insuficiência renal”, completa a médica da Pró-Saúde, instituição que realiza gestão hospitalar há mais de 55 anos no Brasil.


Quais exames fazer


Os exames de rotina na terceira idade são importantes para avaliar a saúde e detectar precocemente doenças que podem ser tratadas com mais facilidade e eficácia, quando diagnosticadas no início. Alguns dos exames mais importantes são:


· Exame de sangue: avalia a saúde geral do organismo, verifica o funcionamento do fígado, rins e outros órgãos vitais, além de detectar a presença de doenças como diabetes e anemia.


· Exame de urina: detecta doenças renais e do trato urinário, como infecções urinárias e cálculos renais.


· Exame de colesterol e triglicerídeos: analisa os níveis de gordura no sangue, que podem estar associados a doenças cardiovasculares.


· Exame de mamografia: identifica precocemente o câncer de mama, que é uma das principais causas de morte entre as mulheres.


· Exame de densitometria óssea: avalia a densidade dos ossos e detecta a osteoporose, uma doença que afeta, principalmente, mulheres na terceira idade.


“A prevenção é o melhor tratamento. Mas, para além disso, o acompanhamento médico também permite à pessoa idosa uma vida com autonomia, respeito e manutenção da autoestima, fundamentais para a qualidade de vida dos mais velhos”, finaliza a médica.


Somado à prevenção, a garantia de uma vida saudável também está ligada a práticas saudáveis cotidianas. Por isso, é importante realizar atividades físicas regulares, manter uma dieta equilibrada, evitar o tabagismo e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.


Fonte: Asimp/Pró-Saúde.

留言


bottom of page