Especialistas reforçam que a vacinação é a maior arma contra a doença, que também pode ser controlada com diagnósticos rápidos e precisos
Nas últimas semanas, a cidade de São Paulo identificou surtos de meningite enquanto outros estados brasileiros também entraram em alerta para aumento de casos. A meningite é uma inflamação perigosa das membranas que circundam o cérebro e a medula espinhal, causada principalmente por bactérias, fungos e vírus.
A meningite bacteriana tende a ser mais séria: leva a um número significativo de mortes por ano, pode causar epidemias de rápida propagação e deixar sequelas nas pessoas infectadas.
A vacinação ainda é a melhor forma de se prevenir contra a meningite. Ao mesmo tempo, o diagnóstico rápido e preciso contribui para o sucesso terapêutico e o controle de surtos.
A emissão de laudos precisos com a identificação do agente infeccioso contempla rotinas com várias etapas de análises. Essas rotinas exigem um rigoroso e periódico monitoramento dos processos. Para auxiliar essas análises, a Controllab fornece soluções para o controle de qualidade laboratorial.
Entre as soluções, destacam-se as cepas de referência, que incluem alguns agentes etiológicos causadores da meningite bacteriana. Essas cepas são fundamentais para o controle de qualidade dos insumos utilizados nos exames de diagnóstico clínico. Elas também são de grande importância para realização dos estudos de validação de métodos analíticos.
O Ensaio de Proficiência, também conhecido Controle Externo, indica a exatidão analítica do laboratório. A ferramenta é eficiente para avaliação da qualidade técnica e para garantir a confiabilidade dos resultados.
Fonte: LAB NETWORK
Comments