top of page
workaholic-hand-typing-keyboard-dark-late-night-with-computer (1).jpg

Blog

Fique por dentro das notícias

Janeiro Branco: A vida pede equilíbrio


Diversos são os fatores que contribuem para o adoecimento psíquico da população.


O cuidado com a saúde mental deve acontecer ao longo do curso da vida, em todas as faixas etárias. Com os novos formatos de trabalho, os avanços tecnológicos e a ampliação da comunicação, a fronteira entre a vida pessoal e profissional ficou também mais diluída.


Nesse contexto, o movimento Janeiro Branco sobre saúde mental, deste ano, traz como tema "A vida pede equilíbrio".


Estudos anteriores a pandemia da Covid-19 já apontavam que as doenças mentais eram cada vez mais frequentes e indicavam a necessidade de investir no cuidado em saúde mental, na prevenção e no tratamento.


Por isso, desde 2004, a ANS incentiva as operadoras de planos de saúde a desenvolverem programas de promoção da saúde e prevenção de riscos de doença(Promoprev) voltados para os cuidados em Saúde Mental.


Hoje dos 1.226 dos programas de Promoprev , 149 tratam de saúde mental.   Com a pandemia de Covid-19 e, consequentemente, a mudança de hábitos de vida com o isolamento imposto, a gravidade da doença e as perdas de entes queridos só agravaram o cenário da saúde mental no Brasil.


Segundo dados do Mapa Assistencial da Saúde Suplementar, em 2021 foram registradas 221.486 internações psiquiátricas, o que corresponde a 2,87% das internações do ano.


Quanto às sessões de psicoterapia individuais, no mesmo ano elas somaram mais de 4,7 milhões em todo o Brasil, sendo que só o estado de São Paulo concentra mais de 3,1 milhões deste total.


Saúde mental e Atenção Primária

A ANS também instituiu em 2018 e atualizou em 2022 o programa de Certificação em Boas Práticas em Atenção Primária à Saúde (APS), que estimula os profissionais a reconhecerem demandas de saúde mental e a intervirem em caso de queixas oriundas dos pacientes que chegam aos serviços de saúde.


No mesmo ano foi realizado pela agência o Webinário “A Atenção Primária à Saúde e o Projeto Cuidado Integral na Saúde Suplementar”, que contou com a mesa “O cuidado da saúde mental na APS (Atenção Primária à Saúde)”. 


Campanha Janeiro Branco

Criada pelo psicólogo e palestrante mineiro Leonardo Abrahão, a campanha Janeiro Branco acontece desde 2014 para estimular a sociedade a debater a importância da saúde mental nas relações humanas.  


Fonte: Gov.br


Priorize a sua saúde e invista no seu bem-estar. Continue acompanhado nosso blog ou entre em contato para mais informações.

コメント


bottom of page