Nos últimos tempos, campanhas de conscientização e prevenção de algumas doenças estão sendo marcantes em alguns meses do ano através de cores. A exemplo, podemos citar duas das mais famosas: Outubro Rosa, marcada pela campanha de prevenção contra o câncer de mama, e o Novembro Azul, usada para lembrar os homens sobre a importância da prevenção sobre o câncer de próstata.
Com isso, em Fevereiro não poderia ser diferente. O segundo mês do ano é palco de duas campanhas muito importantes: Fevereiro Roxo e Laranja. A primeira abrange três doenças: lúpus, fibromialgia e alzheimer.
Fevereiro Roxo
Criada em 2014 em Uberlândia (MG) e com o lema ‘’se não houver cura, que ao menos haja conforto’’, a campanha do Fevereiro Roxo é utilizada para falar sobre três doenças muito delicadas: o lúpus, a fibromialgia e o alzheimer. Por mais que sejam diferentes em vários aspectos, as três têm um ponto em comum: são incuráveis. Assim, o Fevereiro Roxo tem como principal objetivo o tratamento precoce dessas doenças, fazendo com que seus portadores possam viver suas vidas normalmente.
Lúpus
Falando especificamente sobre as doenças que o Fevereiro Roxo abrange, falamos primeiro da lúpus. A lúpus é uma doença autoimune, ou seja, onde o próprio sistema imunológico começa a atacar a pessoa. Sendo uma doença crônica, seu tratamento precoce é indispensável para reduzir e controlar os sintomas. Os mais frequentes são inflamações das articulações, mal-estar, cansaço, dor de cabeça, febre, emagrecimento involuntário, diminuição do número de células do sangue e alterações na pele.
Fibromialgia
Já a fibromialgia é uma doença um pouco menos conhecida. Mesmo com sintomas considerados como ‘’comuns’’ (dor generalizada, fadiga, formigamentos e dificuldades cognitivas), a fibromialgia não deve ser subestimada. As pessoas afetadas começam a ter problemas em fazer exercícios físicos, devido às dores e a fadiga, Além disso, também podem apresentar problemas de sono, como apneia e insônia, e em casos mais graves, podem apresentar altos quadros de depressão. A doença geralmente atinge mulheres de 30 a 60 anos, mas também pode aparecer na adolescência. Além disso, pessoas com histórico familiar da doença também têm mais chances de apresentar a doença.
Alzheimer
Por fim, mas não menos importante e a mais conhecida, o alzheimer. Descrita pela primeira vez em 1906 pelos psiquiatra Alois Alzheimer, o alzheimer é uma doença neurodegenerativa. Ou seja, é uma doença que causa a morte dos neurônios. Dentre os principais sintomas, estão a incoerência na fala e a perda de memória recente. A doença se associa à idade avançada, com o desgaste dos neurônios, mas também pode aparecer de forma prematura, em casos onde a pessoa tem histórico de alzheimer na família. Mesmo sendo uma doença incurável, existem tratamentos terapêuticos que diminuem os sintomas, principalmente em estágios iniciais.
Fonte: Prefeitura Cidade de São Paulo
Priorize a sua saúde e invista no seu bem-estar. Continue acompanhando nosso blog ou entre em contato para mais informações.
コメント