Produção insuficiente ou aumentada pode impactar diversas partes do corpo
Oque é?
A Tireoide é uma glândula em forma de borboleta que fica localizada na parte anterior do pescoço, abraçando a traqueia. Os hormônios produzidos por ela (T3 e T4, triiodotironina e tiroxina, respectivamente) agem em nosso corpo e metabolismo desde a nossa formação fetal até a senilidade. Ou seja, é uma glândula pequena em tamanho e poderosa em função.
Conscientização
Diante desta importância, e considerando que seu funcionamento inadequado altera a função de vários órgãos vitais, em 2008, a Federação Internacional de Tireoide lançou e estabeleceu, o dia 25 de maio, como sua data comemorativa internacionalmente, com o objetivo de conscientizar a população sobre os problemas da tireoide e seus desafios.
Quando se produz menos...
Então, quando a tireoide não está funcionando normalmente, ela pode produzir mais ou menos hormônio. Diante disto, pode-se afirmar que quando a produção é insuficiente, temos o hipotireoidismo, e todo o organismo começa a funcionar lentamente: coração mais devagar, metabolismo mais lento, aumento de peso, constipação intestinal, pele seca, sonolência, falta de concentração e memória, cansaço e às vezes depressão, a fora outras alterações.
Já quando se produz mais...
Quando a produção de hormônio se encontra aumentada, se instala o hipertireoidismo, e todo o organismo se torna mais acelerado, como o coração que aumenta o número de batimentos podendo apresentar arritmias graves, aumento do número de defecações, pele úmida, muito calor e suor, irritabilidade, mau humor, insônia, tremores, sente-se muito forte ao mesmo tempo cansado, perde peso e dependendo do fator causal pode demonstrar um aumento dos olhos (exoftalmia), a fora, outras alterações.
Todavia, tanto o hipotireoidismo como o hipertireoidismo podem causar aumento do volume da tireoide, o que se denomina de bócio.
Fase que pode ocorrer
Essas alterações podem ocorrer em qualquer período da vida, desde o nascimento até no idoso, afetando tanto mulheres como homens. Existe tratamento para ambas as alterações.
Portanto, este dia e por não dizer a semana do mesmo, sempre é designada pelas Sociedades de Endocrinologia, de todo o mundo, através dos seus departamentos de tireoide como de conscientização populacional e orientação para a busca de ajuda com o profissional específico para seu tratamento, que é o endocrinologista.
Fonte: GOV.BR
コメント