top of page
workaholic-hand-typing-keyboard-dark-late-night-with-computer (1).jpg

Blog

Fique por dentro das notícias

Colesterol total: o que é, valores normais e como é feito o exame



O exame de colesterol total serve para mostrar os níveis de colesterol no organismo do paciente a partir de uma amostra de sangue.  


Na maioria dos casos, é um exame de rotina, realizado para checar a saúde do indivíduo e rastrear de forma precoce possíveis doenças do coração. 


Continue a leitura para entender mais sobre o que é colesterol, sua importância no organismo e como o exame de colesterol total é feito.  


O que é colesterol?


O colesterol é um tipo de gordura que tem um papel fundamental na nossa saúde. Ele participa de diversas funções importantes no organismo, desde a produção de certos hormônios até ajudar na formação das membranas de todas as nossas células.


Cerca de 70% do colesterol é produzido pelo próprio corpo. Os outros 30% são obtidos por meio dos alimentos que consumimos.


O colesterol alto está associado a um maior risco de problemas cardiovasculares. Por isso, é comum que os médicos peçam o exame para avaliar o estado de saúde do indivíduo.


Tipos de colesterol


O colesterol “viaja” no sangue por meio de moléculas chamadas lipoproteínas. Elas são divididas em diferentes subtipos, incluindo LDL, HDL e VLDL.


Colesterol LDL


A sigla LDL significa “low density liprotein” (ou “lipoproteína de baixa densidade”, em português).


Quando está em níveis elevados, o colesterol LDL tende a se depositar na parede das artérias e dos vasos sanguíneos, o que pode levar a problemas cardiovasculares graves como infarto e AVC, sigla para acidente vascular cerebral. Por isso, esse tipo de colesterol é popularmente conhecido como o “colesterol ruim”.


Colesterol HDL


A sigla HDL quer dizer “high density lipoprotein” (ou “lipoproteína de alta densidade”, em português).


No caso do colesterol HDL, os médicos sabem que ele ajuda o organismo a retirar a gordura da parede dos vasos sanguíneos, evitando riscos para a saúde. Por isso, ele é popularmente conhecido como “colesterol bom”.


Colesterol VLDL


A sigla VLDL significa “very low density liprotein” (ou “lipoproteína de densidade muito baixa”, em português).


Quando presente em níveis elevados, o colesterol VLDL também é visto de forma negativa e considerado ruim, pois isso pode causar problemas à saúde cardiovascular.


Como é feito o exame de colesterol total


No exame de colesterol total, uma amostra de sangue do paciente é retirada e posteriormente levada ao laboratório para que seja analisada.


O técnico então irá avaliar a quantidade de colesterol LDL, HDL e VLDL que está presente na amostra de sangue e somar os valores, chegando ao valor do colesterol total.


Qual a diferença entre o exame de colesterol total e o de colesterol total com frações?


No exame de colesterol total, o resultado corresponde à quantidade total de colesterol circulando no sangue do paciente.


Já no exame de colesterol total com frações, além dessa soma, há ainda a quantidade específica de cada tipo de colesterol – LDL, HDL e VLDL – presente na amostra analisada.


Preparação para o exame de colesterol total


Há alguns anos, a preparação para o exame de colesterol total incluía a realização de jejum de até 14 horas (no máximo).


No entanto, hoje já é consenso de que se pode realizar o exame mesmo sem o jejum, bastando apenas levar essa informação em consideração na hora de interpretar os resultados.


Por outro lado, é orientado evitar a ingestão de bebidas alcoólicas 72 horas antes da coleta de sangue.


Valores de referência de colesterol total


De acordo com a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), os valores ideais para o colesterol total e o HDL são:


  • Colesterol total: abaixo de 190 mg/dL;

  • HDL: acima de 40 mg/dL.


No caso específico do LDL, a recomendação segue de acordo com o risco do paciente:


  • Risco baixo: abaixo de 130 mg/dL;

  • Risco médio: abaixo de 100 mg/dL;

  • Risco alto: abaixo de 70 mg/dL;

  • Risco muito alto: abaixo de 50 mg/dL.

Fonte: NAV DASA


Priorize a sua saúde e invista no seu bem-estar. Continue acompanhado nosso blog ou entre em contato para mais informações.


Komentarze


bottom of page