top of page
workaholic-hand-typing-keyboard-dark-late-night-with-computer (1).jpg

Blog

Fique por dentro das notícias

Câncer de bexiga: exame de urina pode prever doença até 10 anos antes


Um médico mostrando um pote com o exame de urina

É o que mostra experimento conduzido pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer.

Para isso, o exame foi testado em amostras de mais de 50.000 participantes que forneceram amostras de urina para acompanhamento.


De acordo com os pesquisadores, um total de 40 pessoas no estudo desenvolveu câncer de bexiga durante a duração de uma década do estudo.


Além disso, a equipe testou amostras de urina de 29 desses participantes, juntamente com amostras de quase 100 participantes semelhantes como controles.


O que se concluiu?

Dos 29 participantes que desenvolveram câncer de bexiga, o teste previu com precisão o futuro câncer de bexiga em 66% dos casos.


Enquanto um grupo de 14 desses participantes foi diagnosticado dentro de sete anos após dar sua amostra de urina, dos quais o teste foi capaz de prever o câncer em 86% dos casos.


Ainda de acordo com os resultados, o teste também teve 96% de precisão em prever os participantes que não iriam desenvolver câncer de bexiga no futuro do grupo de controle.


O que é o câncer de bexiga

O câncer de bexiga geralmente começa nas células uroteliais que revestem o interior da bexiga.


A maioria dos casos é descoberta no início e, quando tratada ainda na fase inicial, tem boas chances de cura.


Porém, mesmo os cânceres de bexiga em estágio inicial podem voltar após o tratamento bem-sucedido. Por esse motivo, os pacientes geralmente precisam de exames de acompanhamento por anos.


Sintomas e sinais do câncer de bexiga

  • Sangramento visível na urina;

  • Desconforto ao urinar, como dor e ardência;

  • Aumento da frequência ou urgência em urinar;

  • Dor nas costas.

Autor: Catraca Livre

Agora que você já tem mais conhecimento sobre como identificar o câncer de bexiga, não perca seu tempo e agende seu exame de urina com a gente clicando aqui. Nós do Laboratório Cidadão prezamos pela sua proteção!

댓글


bottom of page